sexta-feira, 5 de setembro de 2014

O Korban de Maria

KORBAN = sacrifício, aproximação, relacionamento íntimo com Deus, dentro do Judaísmo.

Eis um exemplo do verdadeiro sacrifício Financeiro e Korban, feito por uma mulher, nos tempos de Jesus:
“Então, Maria, tomando uma libra de bálsamo de nardo puro, mui precioso, ungiu os pés de Jesus e os enxugou com os seus cabelos; e encheu-se toda a casa com o perfume do bálsamo.” João 12.3
As mulheres amam perfume, e costumam não desperdiçar nem 1 gota. Os importados, puros e caríssimos como o citado, geralmente são utilizados somente em ocasiões muito especiais, e em mínima quantidade, para não haver desperdícios. Uma mulher bem perfumada se sente mais segura, mais forte, mais realizada. Para Maria, o perfume era “Mui precioso...”, um valor emocional fortíssimo, além dele também valer 300 denários (João 12.5). E ela derramou todo seu precioso perfume aos pés de Jesus...

Mas não foi só isso, ela também enxugou os pés de Jesus com seus cabelos! Talvez os homens não entendam o que vou dizer, mas para uma mulher, a parte do corpo em que ela mais investe é o cabelo: Hidratações, escovas, permanentes, luzes, reflexos, chapinhas, etc. Os cabelos sempre foram o charme de uma mulher, o “ápice da vaidade feminina”. Imagine que naquela época não existia sapato fechado, nem veículos, e o Senhor Jesus provavelmente andava de um lado para o outro com os pés expostos ao sol, chuva, vento, barro, somente com uma sandália. Creio que seria extremamente difícil para uma mulher utilizar o seu próprio cabelo como toalha para secar os pés de um Homem, mas ela creu em sua Divindade e ela foi muito criticada por um dos discípulos, na frente de todos, pela sua atitude ousada. Só que o Sacrifício dela tinha a aprovação de Jesus... (João 12.5-7)
À quem nós, mulheres, hoje, enxugaríamos os pés com nosso cabelo? Faríamos isso pelo nosso marido? Filho? Eu acho pouco provável.

Maria não ligou para as criticas, nem para sua vaidade, pois ela creu que aquele era o Korban de Deus, o Caminho, a Verdade e a Vida, e que se ela sacrificasse seu TUDO, entraria na intimidade dEle, e veria Sua Glória encher aquele lugar. A intenção dela não era se mostrar perante todos, mas era ver a Glória de Deus.

Maria valorizou Jesus e Sacrificou seu tudo FINANCEIRO (Perfume 300 denários) e seu tudo KORBAN (Vaidade).

O resultado desse despojamento foi que “encheu-se toda casa com o perfume do bálsamo, isso significa dizer que encheu-se toda casa com a Glória de Deus...”.

Que possamos seguir esse exemplo do verdadeiro SACRIFÍCIO Financeiro e Korban, que tem a aprovação de Deus, e nos garante encher-nos da Sua Glória.


Juliana Lima


Nenhum comentário:

Postar um comentário